Mercado de telefonia móvel pertence às grandes empresas, mas cenário pode mudar, revela Empresômetro

Mercado de telefonia móvel pertence às grandes empresas, mas cenário pode mudar, revela Empresômetro

Exploração do segmento conta também com empresas de prestação de serviços

Setembro de 2019 – O Brasil é um país que conta hoje com mais de 228 milhões de aparelhos de telefonia celular, uma média de 1,12 aparelho por habitante, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.

Em seu mais recente levantamento, o Empresômetro, empresa brasileira especialista em inteligência de mercado, afirma que são mais de 1.900 empresas no setor de exploração de serviço de telefonia móvel celular e que movimentam mais de 100 bilhões de reais por ano.

Dentre todas essas empresas, estão presentes as maiores concessionárias de telefonia móvel do país e suas filiais, que somadas perfazem quase o total das empresas do setor, por volta de 75%.

De acordo com o levantamento do Empresômetro, as demais empresas são pequenos fornecedores de comunicação, vendas de linhas e oficinas de reparos de aparelhos cadastradas sob a atividade de telefonia celular.

Sinal de crescimento

O setor cresceu bastante nos últimos anos. Para se ter uma ideia, 100% dos munícipios estão cobertos por algum serviço de telefonia móvel, aumentando a venda das linhas telefônicas por pequenos agentes autorizados e o conserto de aparelhos em oficinas que trabalham somente com esses eletrônicos.

“É um mercado que tende a crescer ainda mais no futuro. A tecnologia já torna mais fácil uma pequena empresa concorrer com grandes multinacionais em muitos setores, na telefonia celular não será diferente. O mesmo ocorre com os aparelhos, cada vez mais avançados, carecem de rede de assistência especializada, pois são diversas marcas, uma vez que a tecnologia para sua produção foi difundida entre os fabricantes e hoje já não pertence a poucas e grandes empresas”, afirma o CEO do Empresômetro, Otávio do Amaral.

Em números, temos a região Sudeste com quase 46% das empresas do setor, seguida pela região Sul, com 17% e pela região Nordeste, com 16%. Veja todas as regiões do Brasil no quadro abaixo.

 

CNAE 6120-5/01 TELEFONIA MÓVEL CELULAR
RegiãoEmpresas
Sudeste           906
Sul           341
Nordeste           321
Centro-Oeste           202
Norte           194

 

Tratando de cidades, além dos maiores centros do país, São Paulo e Rio de Janeiro, os destaques são Campinas, Fortaleza e Recife.

 

CNAE 6120-5/01 TELEFONIA MÓVEL CELULAR
CidadeEmpresas
SÃO PAULO           169
RIO DE JANEIRO           114
BRASÍLIA              53
PORTO ALEGRE              49
GOIÂNIA              44
BELO HORIZONTE              42
CAMPINAS              38
FORTALEZA              36
RECIFE              32
MANAUS              30

 

“Mesmo sendo um setor que ainda tem grandes oportunidades para grandes ou pequenas empresas, como todo serviço que tem relação estreita com a tecnologia, aqueles empresários e corporações que não investirem nisso se tornarão obsoletos em pouco tempo e consequentemente se verão obrigados a deixar o mercado”, observa Amaral.

SOBRE O EMPRESÔMETRO                                                                                         

O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo site www.empresometro.com.br.

Atendimento à imprensa – Descomplica Agência de Mídias

Janaína Fogaça – jana@agenciadescomplica.com.br

Ulisses Dalcól – ulisses@agenciadescomplica.com.br

Fone: 41 9 9692.4573 – 41 3030-4480

Facebook/Instagram: @agenciadescomplica

Website: www.vempradescomplica.com.br