Maior evento de batata frita do mundo se torna tradição em Curitiba

Maior evento de batata frita do mundo se torna tradição em Curitiba

Open Freetas® nasceu de uma reunião de família e já faz parte do calendário oficial de eventos da capital paranaense

Setembro, 2019 – Parecia brincadeira, mas uma reunião entre amigos dentro da casa do empresário curitibano Igor Bueno, se tornou febre na capital paranaense e é, atualmente, o maior evento de batata frita liberada do mundo.

“Quando os amigos se reuniam lá em casa, era ‘batata’. Não podia faltar batata frita. Minha avó ia para a cozinha e servia, em grandes porções, aquela que é a iguaria preferida da maioria das pessoas”, conta Bueno.

Da cozinha de casa para o mundo

A batata era realmente perfeita, segredo de cozinheira que a avó materna de Bueno, Marilene da Silva Moraes, de 68 anos, guarda a sete-chaves. “As pessoas que frequentavam a nossa casa diziam que a batata era boa demais, e por conta disso, deveríamos vender”, conta Marilene.

A batata de dona Mari, como é carinhosamente chamada, saiu da cozinha de casa e ganhou o mundo. Já em sua primeira edição, em 2017, o evento Open Freetas® teve a adesão de mais de mil e quinhentas pessoas, na segunda edição, em 2018, foram mais de mil e setecentos participantes. E o sucesso foi tanto, que o evento rompeu barreiras. “Recebemos contatos de pessoas de mais de 30 países que estavam acompanhando o evento pelas redes sociais e torcendo para que um dia chegássemos até eles. Quem sabe, né?”, conta o empresário animado.

Mas nem tudo foram flores na jornada de Igor Bueno. O jovem empresário, de 26 anos, sempre buscou inovar, desde que descobriu, aos 16 anos, a paixão por organizar eventos. “Em oito anos, entre trabalho convencional e um sonho, tentei organizar cerca de 30 eventos de vários formatos, com diversos tipos de atrativos. Em uma capital onde temos grandes produtoras, organizar os mesmos tipos de eventos já realizados e obter sucesso era praticamente impossível, levando em conta que eu sempre trabalhei sem apoio ou patrocinadores”, lembra.

Depois de várias tentativas frustradas, em um almoço com a família, degustando as famosas batatas fritas da avó, Bueno, sem perspectivas para um novo evento falou, em tom de ironia: “Será que teremos de criar um open de batatas fritas pra dar certo?”. Dito e feito. Estava criado o Open Freetas®.

Foi aí que o trabalho começou de verdade. Para testar a viabilidade do projeto, o empresário começou a convidar os amigos mais próximos para pequenos eventos, principalmente para descobrir se era viável organizar um evento deste tipo. “Vimos que a cada final de semana organizado, mais pessoas apareciam, o que me deixou muito empolgado quanto a um possível evento oficial”, lembra.

A procura da batata perfeita

Assim que o empresário resolveu materializar o evento, percebeu que faltava o principal: o nome. “Precisava de uma marca que fizesse referência à batata frita. Depois de muito pensar decidi registar o nome do negócio como Freetas. Primeiro pela similaridade com a palavra “fritas”, em segundo lugar por fazer referência ao termo “free”, e como se trata de um evento com batatas liberadas, o nome casou”, destaca.

A avó de Igor, detentora da receita da batata perfeita, não imaginava que as batatinhas que ela descascava, cozinhava e fritava com tanto carinho para os netos se transformaria no maior festival de batatas fritas já visto no mundo.

“Hoje, posso dizer que ainda temos um caminho muito longo a trilhar, mas após tantos anos de quedas, perdas, desilusões, encontramos a felicidade em algo que nos dá muito prazer em fazer”, conta o empresário, que finaliza: “Posso afirmar com toda a certeza do mundo, nós servimos a todos os participantes do evento com o mesmo carinho que minha avó sempre serviu as batatas dela no almoço de domingo”.

Tá liberado

A terceira edição do Open Freetas® acontece no dia 15 de setembro, domingo, do meio-dia às 20h, no Clube Três Marias. Serão oito horas de batata frita e espetinhos gourmet liberados.

O evento conta ainda com estrutura exclusiva para crianças, ofertando espaço kids, para que os pais fiquem despreocupados e possam curtir o festival enquanto as crianças brincam acompanhadas por monitores altamente treinados, além de participarem de um workshop culinário infantil.

Também durante a programação, acontece a 1ª Edição do Freetas® Comedy Cup.

Open Freetas® acontece no próximo dia 15 de setembro, domingo, a partir do meio-dia, no Clube Três Marias – Av. Três Marias, 274 – São Braz. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://tinyurl.com/openfreetas ou no dia e local do evento.

Atendimento à imprensa – Descomplica Agência de Mídias

Janaína Fogaça – jana@agenciadescomplica.com.br

Ulisses Dalcól – ulisses@agenciadescomplica.com.br

Fone: 41 9 9692.4573 – 41 3030-4480

Facebook/Instagram: @agenciadescomplica

Website: www.vempradescomplica.com.br